sábado, 19 de novembro de 2011

A bola vai subir


Começa neste sábado a quarta edição do NBB, e o campeonato promete. A temporada 2011/2012 conta com times reforçados e cada vez mais equilibrados, além do fato de ser o grande torneio de preparação e a principal vitrine para os jogadores que desejam representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem. A paralisação da NBA,a liga americana, que é ruim para os amantes do esporte, também pode fazer com que as atenções do público brasileiro se volte para o torneio local.

O desafio das equipes neste ano é quebrar a hegemonia do Brasília, que mantém um time base muito bem montado, e vem de duas conquistas nacionais consecutivas. Pensando no futuro da liga, para que se mantenha um maior equilíbrio a cada temporada, é importante que o título mude de mãos, mas é claro que isso depende da melhora dos demais times, o que já acontece. O Flamengo, por exemplo, contratou a maior estrela (não se sabe até quando) da NBB. Leandrinho vem com contrato de duração indefinida, e apesar do nome, precisa mostrar bom desempenho (lembremos que ele volta de longa temporada de lesões). Além dele, o ala-armador David Jackson e o pivô Caio Torres também chegaram, suprindo necessidades da equipe rubro-negra.

Os times de São Paulo se preparam melhor para o campeonato, e tem tudo para começar com vitórias. O campeonato paulista é o estadual mais forte, e serve de ótima pré-temporada, ainda mais quando se tem torneios como o Pré-Olímpico e o Pan-Americano, que deixaram os times incompletos durante bons períodos. O campeão Pinheiros, que conta com Alexandre Olivinha e o armador Shamell, e o outro finalista, o Limeira, reforçado por Vitor Benite, entram forte na briga. Franca, como sempre, com toda a tradição da capital do basquete, também busca o troféu. E, é claro, surpresas podem pintar, já que se trata de um torneio longo, de altos e baixos para todas as equipes. A baixa é a desistência do Vitória, pouco antes do início da competição. Com isso, estarão na disputa 15 equipes.

Os dois primeiros jogos são no Rio de Janeiro, em rodada dupla no Tijuca Tênis Clube, casa do time estreante de mesmo nome. Logo depois de Tijuca x Pinheiros, que jogam às 10h, se enfrentam Flamengo e Paulistano, em dois duelos Rio x São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário